O meu carnaval
Continuando... Eis o fato tradicional de Carnaval em Xinzo de Limia (custa para lá de uma pipa de massa). O que estes dois exemplares têm na mão, não são mais que bexiga de porco/vaca seca que depois de "enchida" faz mais barulho que tambor.
Continuando com a descrição do meu Carnaval.
Depois de nos termos ido mascarar, juntamos-nos aos nossos amigalhaços (la enfermerita, peke, Juan e Maria e mais dois novos amigos). Eram 19h, quando demos entrada no primeiro estabelecimento de abastecimento (bebida e comida), aqui e como eu NÃO gosto de canhãs, claras e tudo similar, fui obrigada a iniciar-me em Cacique cola, situação que se repetiu até ás 06:00 (11horas non stop).
Depois foi um não mais parar, entre umas tapas, tábuas e licores de cafés. Passeamos por toda a vila. Ao contrário do tradicional Carnaval português, onde o povinho assiste ao desfile dos foliões, em Xinzo de Limia, somos todos foliões, o cortejo é disperso, são vários os carros alegóricos que desfilam pela vila sem norte nem rumo. Não existe uma fila, mas sim, um para seu lado. O que permitiu em cada esquina encontrarmos música e festa, todos eram convidados a entrar nos carros alegóricos (coisa que não acontece em PT, com muita pena minha).
A noite continuou com muita festa e diversão. Muitos rabos "puxados", muitas risadas, muita dança e como manda a tradição espanhola, muita música.
Todos os bares estiveram abertos a noite toda e continuaram manhã dentro, tarde e hoje continuam - verdadeiras maratonas.
Se fosse em Portugal, não seria, estou certa, pois que os ambientalistas teriam já providenciado medidas cautelares e tudo a que têm direito, alegando níveis de dB superiores aos permitido por lei. A vizinhança já teria chamado a polícia vezes sem conta.
O facto de aqui em Portugal, prevalecer a lei de consumo mínimo obrigatório nos bares, motiva a uma clara redução da dinâmica económica. Deveriamos aprender isto com os espanhóis.
A minha noite de Carnaval foi simplesmente fantástica. Nada comparável com o Carnaval dos anos anteriores passados em Ovar, Torres Novas, Algarve e até mesmo Barcelona. Por isso, Vós garanto, para o ano lá estarei.
Adorei Xinzo de Limia!
Num próximo post, irei mostrar-vós fotos dos fantásticos trajes que se cruzaram na noite de Xinzo.
Quanto aos meus AMIGOS, uma coisa é certa, mais festas ibéricas irão-se suceder em 2009.
0 queijinhos:
Enviar um comentário