O meu carnaval

10:09 A papaqueijo 0 Comments


Indiferente ao trabalho. Parti como prometido para Xinzo de Limia (uma vila feia mas muito engraçada em terras de nuestros hermanos).


Tinham-me prometido uma verdadeira animação.
Superou.


Chegamos por volta das 17horas. Achamos fantástico e ficamos surpreendidos com o número muito reduzido de pessoas que não estavam mascarados. Até comentamos:

- O desfile carnavalesco, deve ter acabado agora mesmo.

Estávamos redondamente enganados. Na verdade, naquela vila, todos (desde os mais novos até aos mais velhinhos) têm de andar mascarados, sob pena de serem encontrados por amigos e colegas e obrigados a pagar um copo aquela malta toda. (A esta situação tive a feliz oportunidade de assistir a dois casos, que vos garanto me deixaram deslumbrada. Os amigos do suposto pobre coitado apanhado à civil, levaram-no em braços para o primeiro bar e ali foi obrigado a desembolsar o representante a um caneco a todos aqueles (e eram mais de 10) supostos colegas e amigos), e eu vi isto, por duas vezes.

Continuando... Eis o fato tradicional de Carnaval em Xinzo de Limia (custa para lá de uma pipa de massa). O que estes dois exemplares têm na mão, não são mais que bexiga de porco/vaca seca que depois de "enchida" faz mais barulho que tambor.


Continuando com a descrição do meu Carnaval.


Depois de nos termos ido mascarar, juntamos-nos aos nossos amigalhaços (la enfermerita, peke, Juan e Maria e mais dois novos amigos). Eram 19h, quando demos entrada no primeiro estabelecimento de abastecimento (bebida e comida), aqui e como eu NÃO gosto de canhãs, claras e tudo similar, fui obrigada a iniciar-me em Cacique cola, situação que se repetiu até ás 06:00 (11horas non stop).

Depois foi um não mais parar, entre umas tapas, tábuas e licores de cafés. Passeamos por toda a vila. Ao contrário do tradicional Carnaval português, onde o povinho assiste ao desfile dos foliões, em Xinzo de Limia, somos todos foliões, o cortejo é disperso, são vários os carros alegóricos que desfilam pela vila sem norte nem rumo. Não existe uma fila, mas sim, um para seu lado. O que permitiu em cada esquina encontrarmos música e festa, todos eram convidados a entrar nos carros alegóricos (coisa que não acontece em PT, com muita pena minha).


A noite continuou com muita festa e diversão. Muitos rabos "puxados", muitas risadas, muita dança e como manda a tradição espanhola, muita música.
Todos os bares estiveram abertos a noite toda e continuaram manhã dentro, tarde e hoje continuam - verdadeiras maratonas.



Se fosse em Portugal, não seria, estou certa, pois que os ambientalistas teriam já providenciado medidas cautelares e tudo a que têm direito, alegando níveis de dB superiores aos permitido por lei. A vizinhança já teria chamado a polícia vezes sem conta.


O facto de aqui em Portugal, prevalecer a lei de consumo mínimo obrigatório nos bares, motiva a uma clara redução da dinâmica económica. Deveriamos aprender isto com os espanhóis.
A minha noite de Carnaval foi simplesmente fantástica. Nada comparável com o Carnaval dos anos anteriores passados em Ovar, Torres Novas, Algarve e até mesmo Barcelona. Por isso, Vós garanto, para o ano lá estarei.

Adorei Xinzo de Limia!

Num próximo post, irei mostrar-vós fotos dos fantásticos trajes que se cruzaram na noite de Xinzo.
Quanto aos meus AMIGOS, uma coisa é certa, mais festas ibéricas irão-se suceder em 2009.

You Might Also Like

0 queijinhos: