A Papaqueijo no mundo # 7

21:15 A papaqueijo 0 Comments

E agora que as férias chegaram ao fim, permitam-me concluir, para os que ponderam visitar quer Munique quer Salzburg, permitam-me a opinião.

Munique é uma cidade ao bom modo alemão, isto é, para quem conhece e gosta de cidades como Berlim e Bremen não vai certamente ficar defraudado com Munique. Muito cosmopolita mas com o tom e sabor da Baviera. Certamente muito engraçada no verão, mas o seu auge será em Setembro pela altura do oktoberfest. Bastante industrializada e em qualquer esquina é possível cruzar-se com um edifício de arquitectura típica desta região, como com um edifício completamente minimalista e moderno, sede de uma qualquer multinacional. Assim de repente, não me lembro de não me ter cruzado com o edifício de escritórios, de todas as grandes marcas.
Munique é interrompida por três enormes parques, assim do género parque da cidade, mas em ponto grande, que dão cor a agitada capital da Baviera.

Imprescindível: o centro, tudo que rodeia Marienplatz, o museu da BMW, o parque olímpico e os biergarten nas traseiras dos edifícios habitacionais. Pessoalmente, os pequenos-almoços e lanches nas pastelarias deixam-me completamente à deriva. Consigo ficar saciada apenas de olhar para as vitrinas. Fora de Munique, mas igualmente obrigatório, é Füssen, uma pequena vila, a pouco mais de 100km, cuja viagem de comboio é deslumbrante, por paisagens tão características dos nossos contos de fadas, onde é possível visitar os castelos do rei mais louco que há história na Alemanha.

Salzburg, é uma cidade lindíssima, com umas igrejas e edifícios que deixam qualquer um de nariz empinado, só para deslumbrar as belas cúpulas esverdeadas. Não faço a mínima ideia de como será esta cidade durante o resto do ano, mas se querem ficar derretidos, a época natalícia é ideal. Vivem intensamente o verde e vermelho, toda as montras e ruas encabeçam tudo que faça jus a época do Pai Natal, mas o toque final é dado na fantástica feirinha de Natal em plena praça principal. Mozart vive em cada canto da cidade, pelo que fazer turismo em Salzburg é o equivalente a passear e visitar ao som de uma qualquer sinfonia dele. A música confunde-se com as cores das paredes.

Obrigatório: a subida ao castelo. A vista da cidade banhada pelo rio Salz, a aventura da subida e o cheiro a chocolate, completam qualquer turista, que pare por estas terras austríacas. Provar o queijo austríaco, é obrigatório (sim, eu sei, é queijo, mas este post, é sobre a minha opinião), mas o que não deve faltar é a prova ao vinho quente, no meu caso foi mais licor quente, tomado em plena praça.

Se possível, cheguem a Salzburg através de comboio, o que liga Munique a Áustria, pois privaram com paisagens simplesmente espectaculares, sempre na companhia dos Alpes austríacos.

E a Papaqueijo agora vai-se recolher aos seus aposentos, pois as férias já terminaram, infelizmente para ela.

You Might Also Like

0 queijinhos: