Botânica

22:43 A papaqueijo 1 Comments

O quão detesto eu esta ciência. Sempre achei um desperdício o simples acto de oferecer flores (já cortadas e com um tempo de vida reduzido a uma mísera semana, com cores vivas que rapidamente passam a esmorecidas e pálidas) *.






Mas o ódio de estimação que carrego por esta ciência, nasceu no meu primeiro ano de faculdade, tendo-se arrastado pelos cinco anos de curso. E hoje vivo com este pequeno (enorme) monstro.






Ter de marrar e debitar num espaço curto (de 3 horas), meio ano de aulas, nunca foi propriamente o meu forte, preciso da lógica e da razão. Provavelmente também, porque tenho a minha RAM ocupada com coisas bem mais (f)úteis e interessantes do que saber na ponta da língua que Gimnospermica são plantas que possuem sementes mas sem frutos, opondo as Angiospermas, plantas com sementes e frutos.






Perguntam vocês, mas também marraste zoologia. Ah e tal animaizinhos já não custa.



Eu respondo-vos que é mentira. Custou e muito, nos dias que correm continuo com pesadelos de seres do reino metazoa horrendos surgirem vindos sei-lá-eu-de-onde e atacarem-me, sem espaço para defesas. Mas preciso de confessar que estudar o ciclo reprodutor dos animaizinhos é bem mais perceptível que o clico de vida das plantas. Ora vejamos, imaginar um esporófito (diplóide) carregado de esporângios a expelir esporos que com ajuda do vento ou seres do subreino Agnotozoa, permitirão que os mesmos se instalem no prótalo (o gametófito haplóide) e daí resulte numa festa entre o anterídeo e o arqugônio, parando apenas numa floresta da Amazónia, não é o mesmo que saber a elegante colecção da Prada para o próximo Outono/Inverno tem uma inspiração vintage sem deixar muito espaço para mostrar a pele, tendo a Miuccia construído a imagem de uma mulher independente e poderosa dos tempos modernos a partir de uma mulher retro com a educação moral dos velhos tempos.






Chamam-lhe o que quiserem, para mim, tudo se resume ao interesse que as coisas possam ter.






Jurei para mim mesma, que nunca mais na minha vida iria querer saber de nada que estivesse relacionado com essa ciência parva e monótona. Mas, aqui estou eu, a pagar por abrir a boca de mais e por não saber que nunca se diz nunca. Irei ficar aqui agarrada ao Biology of plants (calhamaço-para-totós-como-eu-que-detesta-botânica-mas-precisa-dela). Espera-me uma noite de estudo, como nos horríveis tempos de véspera de exames de botânica, tudo porque preciso de conhecer as famílias de Aureobasidium sp e seus colegas.

Boa noite, então!



*Sendo que, neste meu leque não incluo vasos (esses sim, para mim, tem todo o sentido... tal como os peixinhos e tartarugas dos aquários são VIDA com os quais podemos desabafar, cuidar, alimentar, segredar, deliciar as vistas e lutar para não os deixar morrer (pelo menos tentar)).

You Might Also Like

1 queijinhos:

Filósofo disse...

Fica a informação electrotécnica:

RAM - Random-access memory (RAM) - RAM is often associated with volatile types of memory, where its stored information is lost if the power is removed.

Confere....