Consulta do viajante

22:48 A papaqueijo 0 Comments

Vai uma pessoa perder uma manhã, lá para o tasco a que carinhosamente chamam de centro internacional de vacinação, cuja consulta marcada estava para as 9h00, mas na verdade às 10h00 ainda não vislumbrava o consultório médico, com o intuito de ir melhor preparada para aquilo a que com muito desejo denomina de FÉRIAS.
Ah e tal, foram 3 meses seguidos a chover (é o que dizem) lá por terras longínquas, ah e tal, com o calor é propricio a doenças esquisitas ah e tal é mais seguro. Pois então, toca lá de ir ver o que é que aqueles senhores doutores têm para me dizer.

Então eu fui e foi assim:

Papaqueijo - Vou viajar sim, Tailândia. Centro-norte, Centro e principalmente sul.
Sr.ª Doutora - Ora vem, então é assim: nada de comer legumes não cozinhados frutas e sumos naturais, água que não engarrafada fora de questão, gelo nem pensar, alimentos que não cozinhados menos de 30 minutos não, fruta, apenas após permanecerem 30 minutos em água engarrafada, depois lavada com gotas de lixívia e novamente passada por água engarrafada, nada de relações sexuais sem preservativo, fazer a manicura que não com os seus utensílios, nada de troca de seringas, longe de pessoas com sintomas de gripes, não pôr a mão à boca e ao nariz, após contacto com superfícies não desinfectadas, nada de sair à rua sem devidamente protegido por repelente de mosquitos (apenas são válidos os repelentes que contenham N-dietil-m-toluamida, não sei das quantas), dormir com mosquiteiro, proteger com roupa principalmente os braços e pernas. Não lavar os dentes com água da torneira e tomar banho, sempre de boca fechada.
Papaqueijo - [de boca-aberta e quase quase a dizer algo como, pode parar que já desisti de viajar, mas apenas disse] se fizer isto tudo, não corro riscos, certo?
Sr.ª Doutora - Todo o cuidado é pouco, já viu como era mau regressar de férias com paludismo, dengue, diarreia e morrer um mês depois?

Pronto foi assim. Dado isto, vou ali pensar, se realmente tenho interesse em viajar para um sítio onde não me posso deliciar na praia [sim, apenas de biquíni], beber muitos e muitos sumos naturais [muito muito frescos], sem a assombração da malária e outros assim, tomar banho e lavar os dentes sem pressão psicológica, não esperar duas horas para comer uma maça...

Vai viajar? Recomendo vivamente uma visita à consulta do viajante, certamente um serviço com o alto patrocínio do Turismo de Portugal.

You Might Also Like

0 queijinhos: